ondadura-logo-amarelo
A farsa do vitimismo

A farsa do vitimismo

Ficamos ofendidos com tudo. Carregamos nossas defesas em mãos. Nossos discursos vitimistas costumam estar na ponta da língua. Nosso “eu” a todo tempo nos “protege”. Vivemos para nos defender. Damos nosso melhor para evitar que as pessoas enxerguem a bagunça antiga instalada dentro de nós. Nos tornamos especialistas em disfarçar e passar o pano sob nossas falhas de caráter. Quando elas vêm à tona, somos rápidos em armar nossos mecanismos de defesa. Nos disponibilizamos a perder tudo, menos a imagem “bonita” que tentamos construir sobre nós mesmos.

Mal sabemos que estamos nadando em ilusão. Ninguém engana ninguém. E mesmo que engane, a quem realmente queremos agradar? As brigas são movidas por defesas de um ego que não quer dar o braço a torcer. As discussões são verdadeiros festivais de quem se justifica mais ou quem argumenta melhor a favor de si mesmo. Com o tempo, lutamos para acumular desculpas mais convincentes na tentativa de justificar as podridões que carregamos. Nos esforçamos, com empenho, para esconder bem quem realmente somos. Afinal, achamos melhor pagar o preço disso, do que correr o risco de ser descoberto, menos admirado. Defender-se é o ato de justificar-se; interceder por. E é isso que fazemos em prol de nós mesmos quando alguma falha é detectada. Dói admitir que erramos. Exige uma profunda diluição de orgulho e reconhecimento das nossas mais vergonhosas limitações. A defesa parece ser o caminho mais fácil. O sabor do orgulho, mais apetitoso. 

Mal sabemos que, fazendo isso nos matamos por dentro. No fundo precisamos descobrir (ou admitir) que é melhor matar o vitimismo, o orgulho, a ingratidão e a vaidade que tentam nos governar, do que deixar morrer a beleza da humildade em reconhecer que temos culpa no cartório, sim! A boa notícia é que alguém pagou essa culpa por nós. E fica muito mais lindo contemplar esse pagamento (pago à vista no Calvário) quando nos esquivamos de desconsiderar quem realmente somos: especialistas em proteger nossa imagem e endeusar nosso ego.

É aí que se encontra a liberdade. No fundo, nós queremos mesmo é nos libertar de nós mesmos. E existe apenas um caminho pra isso. Jesus quer viver no nosso lugar.

Olhe pra frente, pro futuro, pro céu, pro poder de Deus, pro Dono das causas impossíveis e reflita aí:

Você REALMENTE acredita que Deus tem MAIS pra você? Essa é uma BOA reflexão pra se fazer HOJE. 

Você conhece o TAMANHO do Deus que você serve? “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” ‭‭Isaías‬ ‭55:8-9‬ ‭‬‬ “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos…” Efésios‬ ‭3:20‬ 

 

Pastora Kauane LeiteOnda Dura Joinville 

Contribua

Estamos transformando o mundo por meio do evangelho. Queremos chegar em todos os lugares, para que outras pessoas sejam tocadas pela presença inquestionável de Jesus. Se você nos acompanha, mesmo pelas redes sociais, através dos nossos vídeos, de longe ou de perto e quer contribuir financeiramente com a Onda, faça um depósito em nossa conta corrente. A sua ajuda pode mudar a eternidade de milhares de pessoas.

ONDA DURA

Caixa Econômica Federal (104)
Agência: 1897/003 – C/C 4291-4

Razão Social: Onda Dura
CNPJ 22.788.440.0001-98

Fechar Menu