ondadura-logo-amarelo
Pais à imagem de Deus

Pais à imagem de Deus

Hoje é Dia dos Pais e queremos honrar os homens que dão suas vidas por suas famílias e não trocam por nada a honra de ensinar e cuidar dos seus filhos. 

Antes de mais nada, não estamos honrando os pais somente por causa da data especial, o fazemos porque Deus disse que isso deveria ser feito (cf. Ex 20:12), mas é claro que a data nos ajuda a honrar os pais de forma mais grandiosa e especial.

O que faz um bom pai

Você já parou para pensar como definir um pai? Em vez de usar o que a cultura normalmente diz, eu pretendo ver o que a Bíblia diz. 

Apesar de a Bíblia não ter nenhum versículo que diga “um bom pai é aquele que…”, ela é cheia de exemplos que podemos usar para entender o que Deus quer que saibamos sobre o ofício de um pai. 

Guerreiro 

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” – Salmos 127:3-5

Todo homem já sonhou que era um guerreiro famoso, que vencia muitas batalhas e era honrado na frente de todos. Deus colocou esse desejo por batalha no coração dos homens, mas a verdadeira guerra é em casa, todo homem deve lutar pelo bem-estar de sua esposa e filhos.

Um bom pai é aquele que confia no Senhor para construir a sua casa, e coloca Deus como o fundamento de tudo que ensina aos seus filhos.

Compassivo

“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.” – Salmos 103:13-14

Não é à toa que o único mandamento direto aos pais no Novo Testamento é este:

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” – Efésios 6:4

Os filhos fazem muitas coisas erradas e, apesar de ser o trabalho dos pais disciplinar, muitos o fazem de uma maneira que é frustrante para os filhos.

Muitos pais, influenciados pela cultura do mundo, abandonam emocionalmente os seus filhos e dizem que é trabalho das mães cuidar deles, e que eles são provedores e não sabem expressar sentimentos. 

Pais devem criar os seus filhos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Deus não disse que pais são somente provedores, quem diz isso é o mundo, e isso causa ira nos filhos.

A causa de muitos filhos rebeldes é a rebeldia de seus pais que os abandoaram emocionalmente.

Provedor

“Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!” – Lucas 11:11-13

O pai é aquele que deseja dar tudo de melhor aos seus filhos, qual pai não daria o mundo todo aos seus filhos, se pudesse? 

A natureza do pai é prover, pois a natureza de todo homem é trabalhar e servir. Pais são aqueles que não trabalham para si mesmos, mas para o bem de suas famílias.

Um bom pai não deve se prender apenas ao necessário, mas deve aprender a dar boas coisas aos seus filhos, não para mimá-los, mas para demonstrar o seu amor e cuidado assim como Deus faz com os seus filhos.

Dia dos Pais é todo dia

É preciso lembrar que Deus não disse para criar uma data onde lembramos dos nossos pais e depois esquecer deles o restante do ano. 

Deus disse o seguinte:

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” – Êxodo 20:12

Por isso, todos aqueles que querem ter uma vida longa na terra, ou seja, uma vida abençoada por Deus, devem honrar seus pais. Não somente em datas especiais, mas principalmente fora delas, quando eles lutam por suas famílias e ninguém reconhece.

Aos pais, deixamos aqui o nosso sincero agradecimento.

Que Deus abençoe os pais de todo o mundo.

 

Murilo Ternes – Redator da Onda Dura Joinville

Deixe uma resposta

Contribua

Estamos transformando o mundo por meio do evangelho. Queremos chegar em todos os lugares, para que outras pessoas sejam tocadas pela presença inquestionável de Jesus. Se você nos acompanha, mesmo pelas redes sociais, através dos nossos vídeos, de longe ou de perto e quer contribuir financeiramente com a Onda, faça um depósito em nossa conta corrente. A sua ajuda pode mudar a eternidade de milhares de pessoas.

ONDA DURA

Caixa Econômica Federal (104)
Agência: 1897/003 – C/C 4291-4

Razão Social: Onda Dura
CNPJ 22.788.440.0001-98

Fechar Menu