O que é ser mãe se não ser aquela que faz o impossível? O que é ser mãe se não é dar tudo de si pelos filhos? O que é uma mãe se não um exemplo do amor de Deus? Nesse Dia das Mães refletiremos sobre o papel único de uma mãe na sociedade.
Ser mãe, um chamado único
“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.” — Provérbios 1:8-9
Nove meses são 36 semanas; 270 dias; 6480 horas. Esse é o tempo que passamos no útero de nossas mães. Tudo o que somos, devemos a elas.
Ser mãe é sofrer, desde a concepção, para que o seu filho tenha o melhor. Sejam enjoos, dores no corpo, mudanças hormonais, a dor do parto, a dor nas costas, e as dores de cabeça. As mães passam por tudo, para que os seus filhos tenham o melhor na vida.
“Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados.” — Isaías 66:13
Uma mãe faz de tudo para ver o seu filho prosperar e ser feliz. Ser mãe é sofrer, e muitas vezes não receber nem mesmo um agradecimento por tanto trabalho. Ser mãe, é ter mil e uma utilidades e ainda conseguir fazer um pouco mais. É acordar cedo e dar comida para as crianças, dormir tarde, pois os filhos precisam estudar, e depois ficar preocupada porque o filho mais velho ainda não chegou em casa.
Ser mãe é difícil, ser mãe é impossível. Só Deus pode fazer esse trabalho de cuidar de um ser humano. Por isso, muitas vezes, nossas mães nos mostram um pouco de Deus.
A mãe do maior homem de todos
Muitos sempre dizem que ao lado de um grande homem, há uma grande mulher. A verdade é que ao lado do maior homem de todos, havia uma grande mãe. Maria, mãe de Jesus.
Muitos tem discutido sobre chamado e dons, mas poucos tem falado sobre o chamado de ser mãe. Uma mãe pode mudar o mundo criando bem os seus filhos. Maria cumpriu o seu chamado: criar o filho de Deus.
“Em alta voz exclamou: ‘Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!'” — Lucas 1:42
Uma mãe pode mudar o rumo da história. Maria foi mãe de dois grandes homens: Jesus, o Salvador e Tiago, um dos líderes da igreja de Jerusalém. Se Maria tivesse decidido cuidar dos seus próprios interesses e tentado uma carreira diferente, a história do mundo poderia ter sido diferente. Mas Maria fazia a vontade do Senhor.
“Respondeu Maria: ‘Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra’. Então o anjo a deixou’.” — Lucas 1:38
Honre a sua mãe
“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’ – este é o primeiro mandamento com promessa – ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’.” — Efésios 6:1-3
Todo o filho que ouve os conselhos dos seus pais está incorrendo na promessa de Deus: “para que tudo te corra bem e tenhas vida longa sobre a terra”. Todos os que honram os seus pais, terão vida longa sobre a terra. Todo conselho de um pai, é vida para o seu filho. Honre a sua mãe, hoje e sempre; sem ela nenhum dos seus sonhos faria sentido.
Honre a sua mãe nesse Dia das Mães, lembre-se que sem ela você não poderia nem sonhar em fazer algo no mundo. Honre a sua mãe para que se prolonguem os seus dias na terra. Honre-a, pois ela merece.
Murilo Ternes – Redator da Onda Dura Joinville